Club de
Palotina-Pioneiro

Em noite festiva, Rotary Club de Palotina Pioneiro empossa novas sócias, entrega título Paul Harris

O Rotary Club de Palotina Pioneiro realizou na última quinta-feira (10), a reunião festiva com posse de novas companheiras, e também cerimônia de entrega de título de sócio Paul Harris.  As companheiras; Claremilia Piffer Hartamann e Tereza Pattel foram empossadas e são as mais novas integrantes da família rotária palotinense e ambas agora fazem parte Rotary Club de Palotina Pioneiro.Na cerimônia de posse das rotárias tiveram como parinhos e madrinhas; Claremilia Piffer Hartamann teve como padrinho o Presidente 2019/2020 Michel Zilio, e a Sra. Tereza Patel teve como madrinha a rotariana Carmem Dumke Nava. Além de posse de duas novas companheiras de Rotary na festiva teve a entrega de um título de Paul Harris a companheira Carmem Dumke Nava.

Postado em 14 de Outubro de 2019

Rotary Palotina Pioneiro reúne lideranças para auxiliar na formação de clube em Maripá

Com intuito de auxiliar na formação de um clube de Rotary na cidade de Maripá, o Rotary Club de Palotina Pioneiro, reuniu lideranças daquela cidade na última terça-feira, 01.O encontro aconteceu no restaurante Paladar e serviu para que os rotarianos palotinenses expusessem os principais objetivos do trabalho rotário e também as ações que podem ser desenvolvidas pelo clube de serviço.O presidente do Rotary Club de Palotina Pioneiro, Sr. Michel Zílio, expôs às lideranças maripaenses que os rotarianos darão todo suporte necessário para criação do clube.Ele salientou que a presença do Rotary engrandecerá a comunidade e será um marco importante.O Rotary Pioneiro já colaborou com a formação de um clube em Terra Roxa e desenvolve ações importantes na comunidade. O clube foi fundado há 20 anos.    

Postado em 03 de Outubro de 2019

Palotina: Rotary Club Palotina pioneiro promove palestra sobre Compostagem

Na ultima quinta-feira (19) em reunião do Rotary Club Palotina Pioneiro, foi realizada uma palestra com o tema “Compostagem” no município de Palotina. A palestra foi ministrada pelo Sr. Douglas Galvão que falou sobre o grande desafio dos aterros sanitários, em todo o Brasil. Para se ter uma idéia 50% do lixo produzidos nas casas, é lixo orgânico. Em Palotina, diariamente são produzidos 25 toneladas desse lixo. Diante a esta situação, Palotina criou o projeto “Palotina Recicla o Orgânico”, projeto contemplado pelo edital FNMA/FSA nº 001/2017, único no Paraná e visa à mobilização da comunidade palotinense para a correta designação dos resíduos orgânicos utilizando compoteira domestica. Ao depositar os resíduos orgânicos nas composteiras, além de diminuir a quantidade de lixo encaminhado ao aterro sanitário, estes se transformam em adubo que pode ser utilizado em hortas e jardins. O que é Compostagem : A Compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica como papel, madeira, estrume, restos de comida, em húmus, um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, contribuindo muito para desenvolvimento dos vegetais.

Postado em 23 de Setembro de 2019

Secretaria Municipal de Saúde e Rotary Club Palotina Pioneiro discutem campanha de teste rápido para Hepatite B e C

Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma campanha de testes rápidos para Hepatite B e C em parceria com Rotary Club Palotina Pioneiro no dia 03 de agosto, das 07h30 às 17h no Posto de Saúde Central. Para garantir a vaga é necessário fazer o agendamento no Posto de Saúde mais próximo de sua residência. Com alto poder infectante e acometendo diretamente o fígado, as hepatites virais são consideradas um grave problema de saúde pública em todo o mundo. Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E). A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maristela Barbieri ressalta que a região oeste do Paraná, em especial Palotina, possui uma alta incidência de casos de Hepatite B e C, sendo necessário informar a população sobre este agravo e aumentar a oferta de exames para diagnóstico precoce da doença evitando complicações para o paciente. Em geral, as hepatites virais agudas são assintomáticas, por isso são caracterizadas como uma doença silenciosa. Quando os sintomas aparecem, pode-se observar febre baixa, fadiga, mal estar, náuseas, dor abdominal, falta de apetite e icterícia (coloração amarelada), urina escura, fezes esbranquiçadas. A transmissão da Hepatite C ocorre por meio do compartilhamento de objetos de uso pessoal como laminas de barbear ou depilar, escova de dente, alicate de unha, através da confecção de tatuagens, colocação de piercing, entre outros. O vírus da Hepatite B além das formas de contágio já mencionados ainda pode ser transmitido pela relação sexual desprotegida (sem uso do preservativo), da mãe portadora para o feto durante a gravidez, parto ou amamentação.            O diagnóstico da doença se dá somente por meio da realização de exames laboratoriais. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando uma campanha de testes rápidos para Hepatite B e C em parceria com Rotary Club Palotina Pioneiro no dia 03 de agosto, das 07h30 às 17h no Posto de Saúde Central. No dia do exame não se esquecer de levar um documento com foto, Cartão SUS e a Carteira de Vacinação.  

Postado em 15 de Julho de 2019

Rotary Club Palotina Pioneiro repassa recursos ao Hospital Municipal

O Rotary Club Palotina Pioneiro fez um repasse na última sexta-feira 05/07, no valor de R$ 4.000,00 para o Hospital Municipal de Palotina Os recursos referem-se a parte da renda obtida no estacionamento da Expo Palotina 2019 que ficou sob responsabilidade do clube de serviço. O repasse dos recursos foi feito pelo presidente do Rotary Club Palotina Pioneiro, Sr. Michel Zílio juntamente com seus companheiros de Rotary, Irene e Augustinho Fossá. Também se fizeram presente da entrega, a diretora do Hospital, Sra. Maiara Kuki, Ricardo Fiabani, Elsone Fischborn, Eduardo Gris e o presidente dos amigos do Hospital Municipal Francisco Fossá Essas ajudas é o que mais faz com que o Hospital Municipal de Palotina possa construir e cada vês mais os pacientes poderão ser beneficiado, comenta a Coordenadora do Hospital Municipal Sra. Maiara Kuki    

Postado em 08 de Julho de 2019

Rotary Club Palotina Pioneiro repassa recursos ao CARTA

O Rotary Cluyb Palotina Pioneiro fez o repasse nesta Manhã de quinta-feira 27 de R$ 7.200,00 para o Carta (Centro de Apoio, Reabilitação e Terapia ao Dependente Químico).Os recursos referem-se a parte da renda obtida no estacionamento da Expo Palotina 2019 que ficou sob responsabilidade do clube de serviço.O repasse dos recursos foi feito pelo presidente do Rotary Cluyb Palotina Pioneiro César Beladelli e demais rotarianos ao presidente e vice-presidente do Carta, Luiz Carlos Miguelli e Odilo Cremonese, respectivamente.

Postado em 27 de Junho de 2019

Palotina: Saúde e Rotary promovem campanha de prevenção à hepatite C em agosto

A Secretaria de Saúde de Palotina realizou reunião com integrantes do Rotary Club Palotina Pioneiro na segunda-feira, dia 17. O encontro teve a finalidade de discutir campanhas e parcerias em prol da saúde e bem-estar da comunidade palotinense. De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Delai, no dia 3 de agosto será realizada uma campanha de prevenção a hepatite C. A hepatite é a principal causadora da maioria dos casos de cirrose, câncer de fígado e dos transplantes desse órgão. O grande perigo reside no fato de ser uma doença assintomática.  

Postado em 19 de Junho de 2019

Ver todos

5ª EXPOFLOR EM GUARAPUAVA FOI UM SUCESSO

O Rotary Club de Guarapuava Lagoa promoveu de 09 a 13 de outubro, a 5ª EXPOFLOR, ocorreu  na Praça Cleve (Rua XV de Novembro), no centro de Guarapuava. Passaram  mais de 10 mil pessoas pela exposição  de diversas flores, como orquídeas, plantas ornamentais e mudas frutíferas diferenciadas, com alto padrão de qualidade. Segundo o presidente do Rotary Club de Guarapuava Lagoa, José Luiz Cieslack, a EXPOFLOR  é um dos principais projetos do Rotary Club de Guarapuava Lagoa. Os recursos que  foram arrecadados com as vendas das mudas e flores, mantém os Projetos  do  Rotary que são desenvolvidos, entre eles o Projeto Ler, Pelotão Esperança, Cuidados com o Coração, Campanha de Vacinação ontra a Polio, Profissional por um Dia, Projeto Sorriso, entre  outros que são trabalhados durante todo o ano. O Rotary Club de Guarapuava Lagoa agradece a presença de todas as  pessoas que visitaram, participaram e trabalharam para que o evento fosse um sucesso. 

Em 14/10/2019 por Rotary Club de Guarapuava-Lagoa

Em noite festiva, Rotary Club de Palotina Pioneiro empossa novas sócias, entrega título Paul Harris

O Rotary Club de Palotina Pioneiro realizou na última quinta-feira (10), a reunião festiva com posse de novas companheiras, e também cerimônia de entrega de título de sócio Paul Harris.  As companheiras; Claremilia Piffer Hartamann e Tereza Pattel foram empossadas e são as mais novas integrantes da família rotária palotinense e ambas agora fazem parte Rotary Club de Palotina Pioneiro.Na cerimônia de posse das rotárias tiveram como parinhos e madrinhas; Claremilia Piffer Hartamann teve como padrinho o Presidente 2019/2020 Michel Zilio, e a Sra. Tereza Patel teve como madrinha a rotariana Carmem Dumke Nava. Além de posse de duas novas companheiras de Rotary na festiva teve a entrega de um título de Paul Harris a companheira Carmem Dumke Nava.

Em 14/10/2019 por Rotary Club de Palotina-Pioneiro

Palestra violência contra a mulher e prevenção ao feminicídio

Leste participaram de uma palestra sobre violência contra a mulher e prevenção ao feminicídio. A delegada Barbara Raquel Valeski Strapasson, chefe da Delegacia da Mulher e do Núcleo de Proteção à Criança vítima de crime, falou aos presentes alguns dados sobre violência contra a mulher na região. Barbara ressaltou aos companheiros que violência não é apenas a agressão física, mas ameaças, perseguições, violências psicológicas também devem ser denunciadas. Ela também alertou para ficarmos atentas aos casos de ciúme extremo, pois a maioria de casos de feminicídio são causados por ciúme, e o feminicida é também na maioria das vezes réu primário. “Precisamos melhor a educação sexual nas escolas, melhorar nossa forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos e só assim diminuiremos a violência”.

Em 14/10/2019 por Rotary Club de Cascavel-Leste

Campanha Outubro Rosa 2019

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.  História O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo. O Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago através de seus associados participam e divulgam a campanha do Outubro Rosa nas mídias digitais sobre a conscientização do tema. O laço cor-de-rosa é o símbolo do movimento. Vamos ser a Conexão conscientizando sobre a saúde das mulheres.

Em 13/10/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Brincando na Praça

Na tarde do Dia das Crianças, os interactianos participaram da 16º edição do Brincando na Praça,  juntamente com a Acimacar, onde foram realizadas brincadeiras e diversas atrações voltadas às crianças.

Em 12/10/2019 por Interact Club de Marechal Cândido Rondon-Beira Lago

OUTUBRO - MÊS DOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS

O Objetivo do Rotary é uma declaração filosófica do propósito das responsabilidades do rotariano. Como rotariano, o que poderá fazer para colocar estes ideais em prática? Considere as seguintes sugestões: • Fale sobre sua profissão em seu clube e aprenda sobre as profissões de seus colegas; • Utilize suas habilidades profissionais para servir à comunidade; • Pratique sua profissão com integridade e inspire os outros a agirem eticamente através de suas próprias palavras e ações; • Oriente e apoie outras pessoas para que se desenvolvam profissionalmente. Se já faz qualquer uma destas atividades, está realizando Serviços Profissionais. E se o que lhe motiva e energiza são os Serviços Profissionais, então está no caminho certo, pois este conceito é a essência do Rotary e o elemento que nos distingue de outras organizações do gênero. * Fonte: RI Brazil Office.

Em 12/10/2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Grande Lago

Reuniões Quintas-Feiras | 20:00
CASA DA AMIZADE - RUA ROTARY,101 Cep: 85950-000